quarta-feira, 16 de março de 2016

Capacitação Corporativa para RH - Inclusão de Profissionais com Deficiência no Ambiente de Trabalho

Capacitação Corporativa para RH - Inclusão de Profissionais comDeficiência no Ambiente de Trabalho – 60 horas


OBJETIVOS
Instrumentalizar profissionais de RH para o planejamento e execução de um programa de inclusão na empresa, visando garantir o cumprimento da Lei de Cotas, aliando desenvolvimento profissional e inclusão social da pessoa com deficiência.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de RH e interessados no tema.

MATRÍCULAS
Até 27/04/2016 na APM-Liberato, das 8h às 21h, mediante a apresentação da cópia do RG e preeenchimento da ficha de matrícula. Endereço: Rua Inconfidentes, 395 – bairro Primavera – Novo Hamburgo/RS – Fone: 3584-2029.

NÚMERO DE VAGAS
O número de vagas oferecidas será limitado.

INVESTIMENTO
R$ 1.850,00 ou 3 parcelas de R$ 617,00. À vista terá 5% de desconto.

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS
As aulas ocorrerão aos sábados, nos dias 30 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio; 04, 11 e 18 de junho, das 08h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h.


PROGRAMAÇÃO

Módulo I: A Inclusão e as Organizações
Contextualização histórica, social e cultural do processo de inclusão de pessoas com deficiência. Dados estatísticos e demográficos: mundiais, no Brasil e no RS. Premissas básicas para promover a inserção no ambiente de trabalho. Fundamentos técnicos e comportamentais necessários. Conceito de empresa inclusiva.

Módulo II: Além da Legislação...
Analisar a Lei de Cotas e suas implicações: as principais dúvidas na contratação de PCD´s, problemas legais e autuações. Compreender o enquadramento previsto por lei e o que caracteriza cada tipo de deficiência segundo a mesma. Papel da CID e CIF para o enquadramento. Examinar as alternativas de preenchimento da cota frente aos reabilitados. Conhecer as discussões a respeito do TAC – Termo de Ajuste de Conduta e a prevenção de autuações inapropriadas. Entender o conceito de estabilidade da cota previsto por lei, evitando interpretações erradas ao dispensar e contratar. O papel da família. Discutir sobre o papel da família na inserção profissional e econômica das pessoas com deficiência, sua relação com a empresa e intervenções junto ao grupo familiar. Os efeitos do trabalho na subjetividade e na identidade das pessoas com deficiência.

Módulo III: As Deficiências e o Ambiente de Trabalho
Tipos de deficiências e principais características: DI, DA, DV, DF, DM e DP. A comunicação com as diferentes deficiências. Tecnologias assistivas e acessibilidade. Segurança no trabalho e cuidados com a ergonomia. A medicina no trabalho no processo de inserção profissional de pessoas com deficiência. O papel dos colegas de referência e/ou monitores do processo de inserção.

Módulo IV: Escolher, como assim? Recrutamento & Seleção de Pessoas com Deficiência
Mapeamento de funções para pessoas com deficiência. Criação de programa específico ou trabalhar processos para inserção no fluxo geral da empresa?
Divulgação de vagas (onde, como, com quem? parceiros). Processo seletivo.
Entrevistas, avaliações e laudos especializados.

Módulo V: Já tenho colaboradores com deficiência, e agora?
Elaboração de processos básicos de acompanhamento e desenvolvimento funcional. Treinamentos para colaboradores com deficiência. (Diagnósticos funcionais e de desenvolvimento de carreira). Manutenção do Processo de Inclusão.

Módulo VI: Metodologia para Elaboração do Programa de Inclusão para Empresa
Prática Orientada. Entrega e apresentação dos trabalhos – a combinar .


DOCENTES
Cedidos pela Fundação Liberato e pela TN&S – Inserção e Qualificação Profisional LTDA.

OBSERVAÇÕES
(1) A Fundação Liberato e a TN&S – Inserção e Qualificação Profissional LTDA reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência e estiver com o curso quitado. (2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso, caso não ocorra o número de matrículas mínimo para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos.


Nenhum comentário: