terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cardiologistas definem normas para pessoas com deficiência na prática de esportes!

Capítulo inédito, que faz parte da Diretriz do Esporte e do Exercício, alerta para como preparar e avaliar um  atleta paralímpico!

 
Pela primeira vez no mundo, os médicos vão ter um conjunto de normas para avaliar as condições de pessoas com deficiência física para a prática de esportes. A avaliação faz parte do documento Diretriz do Esporte e do Exercício — Avaliação Cardiológica e do Deficiente Físico, que vai ser apresentado durante o 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que iniciou neste sábado, no Riocentro, zona oeste do Rio. 
Os estudos para a elaboração da Diretriz levaram quase três anos e contaram com a participação de 40 especialistas em cardiologia e medicina de esporte da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 
A Diretriz é um documento, com atualizações em períodos de dois ou três anos, utilizado pelos médicos para orientar os profissionais de saúde sobre exames a serem solicitados para avaliação e acompanhamento da evolução de pacientes. 
Para o médico, Dr. Nabil Ghorayeb, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas deve aumentar o número de pessoas que vão buscar as atividades esportivas, por isso aumenta a importância da elaboração da Diretriz. 

— Vai ser fácil seguir uma conduta uniforme. Antes, os médicos faziam os exames que achavam que deveriam ser feitos. Agora será uniformizado. E no próprio Congresso vamos discutir o documento e os que tiverem dúvidas poderão apresentar — acrescentou, informando que a revisão das normas para incluir os avanços na medicina será feita em 2015. 

Nenhum comentário: